quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Tropa

O Exército Português fortemente empenhado no Combate aos Incêndios Florestais em 2016! Um depoimento por parte do Alferes de Cavalaria João Silva ( Comandante do 2º Pelotão de Carros de Combate do 2º Esquadrão de Carros de Combate do Quartel de Cavalaria da Brigada Mecanizada, em Santa Margarida ). 
Questionaram-me há dias.. O que faz um Militar do Exército nos incêndios? Dei a minha resposta teórica.."by the book".. toda pipi.. mas espremido.. não dava lá muito sumo.. 
Pois bem, agora que senti na sola da bota o calor e a dificuldade que é subir e descer colinas com fumo.. vou partilhar dados específicos sobre que aconteceu nas últimas 72 horas da minha vida e de 22 homens iguais a mim, em que tive a SORTE de ser o Comandante de Pelotão deles. 
- Horas em que foi possível dormir: média de 13 horas em 72 horas. 
- Total de Quilómetros percorridos 330 km. 
- Total de Quilómetros percorridos em patrulhamento em 48 horas: média de 85 km por equipa. 
- 23 homens fizeram 12 patrulhas de 8 horas continuas em 48 horas. 
- N° total de vezes que efetuaram acções de rescaldo (reacendimentos da mata) e conseguiram resolver com os seus próprios meios: 28 em 48 horas.
- N° total de vezes em que foi pedido auxílio aos bombeiros pois não se tinha capacidade para apagar o reacendimento: 8 vezes.
- uma das minhas equipas identificou um potencial incendiário à GNR.
- quando recebemos ordem para ir descansar e deixar de efetuar patrulhas. 2 horas depois colocaram fogo posto a 100 metros de uma entidade publica importante daquela localidade. E para terminar em beleza, ainda tivemos que abrir uma faixa de contenção de fogo ao longo de 225 metros (na foto) numa colina; 
Resultado final: "Perguntai ao "fogo extinto de Castanheira de Pêra" quem somos"... ( adaptado do lema do Grupo de Carros de Combate - "Perguntai ao inimigo quem somos".